segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Brasileiro do paramotor participa de expedição na Mongólia

Márcio Aita Junior, campeão sul-americano da modalidade, participará da empreitada que tem como objetivo mapear os sítios paleontológicos da região 

 

Durante 12 dias piloto brasileiro ajudará equipe italiana de paramotor a mapear sítios paleontológicos da Mongólia

Entre os dias 20 e 31 de agosto acontece o Globe Explorer Team Mongolian 2011, expedição que ter por objetivo mapear os sítios paleontológicos da Mongólia - onde ainda é possível encontrar fósseis de animais pré-históricos na superfície. E para a missão, foi recrutada uma equipe de atletas do paramotor, entre eles o brasileiro Márcio Aita Junior, 36, atual campeão brasileiro e sul-americano da modalidade.
 
A ideia da expedição nasceu após um paleontólogo italiano perceber que através do paramotor (uma versão motorizada do parapente) era possível captar imagens aéreas de regiões ainda pouco exploradas da Mongólia. Depois de tomarem ciência da iniciativa, a equipe de paramotor italiana não só aceitou o desafio como convocou o piloto brasileiro Márcio Aita, um dos expoentes do esporte.
 
"Recebi a notícia com imensa alegria. É muito gratificante para um atleta ser convidado para uma expedição como essa, é o reconhecimento de um trabalho duro", disse Márcio, em Pequim, pouco antes de embarcar para Ulaanbatar, capital da Mongólia. O atleta brasileiro ficou três dias na capital chinesa para se adaptar ao fuso horário da expedição.
 
A equipe do Globe Explorer Team Mongolian 2011 conta oito pilotos de paramotor, um paleontólogo, que analisará diariamente as imagens, cinco motoristas off-roads, um médico e um cozinheiro. A meta diária do grupo são três horas de voo, a uma velocidade média de 40km/h, o que acarretaria no mapeamento de 120km de área por dia.
 
Além do interesse científico, Márcio destaca que aceitou o desafio pela experiência pessoal. "Sairemos rumo aos desertos e estepes da Mongólia, dormiremos em tendas e sacos de dormir, faremos as refeições quando houver oportunidade, enfim: AVENTURA!!!", relatou o atleta brasileiro em seu diário de bordo, que pode ser acompanhado no site http://aitaparamotor.com/mongolia.
 
TRAJETO
 
A Globe Explorer Team Mongolian 2011 começará em Ulaanbatar e passará por regiões como o parque nacional Hustaii; Kharkorin, antiga capital de Ogodei, onde nasceu Gengis Khan; Orkhon Falls; Ongii; Khongoryn, onde se encontra o deserto de Gobi; Bayanzag, importante sítio paleontológico do país; Mandalgovi; e finalmente retornará à capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário